Mangá Face
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 Bakuman - Um mangá ótimo pra quem eh mangaká

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MensagemAssunto: Bakuman - Um mangá ótimo pra quem eh mangaká   Bakuman - Um mangá ótimo pra quem eh mangaká Icon_minitimeQui Nov 25, 2010 8:46 am

E aew gente vim aki pra falar pra vcs um manga ótimo pra quem quer ser ou simplismente aceita como hobby ser mangaka.Bakuman retrada a historia de dois garotos que decidem criar um manga e mandar pra jump.Ele eh bastante esclarecedor mostrando muitas vezes o que se deve fazer na hora de produzir um manga.
Aconcelho vcs a lerem!!
vlw lol!
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MensagemAssunto: Re: Bakuman - Um mangá ótimo pra quem eh mangaká   Bakuman - Um mangá ótimo pra quem eh mangaká Icon_minitimeQui Nov 25, 2010 9:05 am

realmente bakuman é muito incentivante
alem de encinar muitas coisas
por exemplo, eu como roteirista num sabia o q era name até ler uma parte do mangá
o anime que lansou faz pouco tempo tb é muito maneiro
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MensagemAssunto: Re: Bakuman - Um mangá ótimo pra quem eh mangaká   Bakuman - Um mangá ótimo pra quem eh mangaká Icon_minitimeQui Nov 25, 2010 9:14 am

aushaushaushu
eu tbm soh fui aprender name com bakuman
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MensagemAssunto: Re: Bakuman - Um mangá ótimo pra quem eh mangaká   Bakuman - Um mangá ótimo pra quem eh mangaká Icon_minitimeTer Nov 30, 2010 1:19 pm

seiláh o titulo zuação com bakugan xD
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MensagemAssunto: Re: Bakuman - Um mangá ótimo pra quem eh mangaká   Bakuman - Um mangá ótimo pra quem eh mangaká Icon_minitimeTer Nov 30, 2010 1:41 pm

Nuss, um mangá ensinando a fazer mangá?
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MensagemAssunto: Re: Bakuman - Um mangá ótimo pra quem eh mangaká   Bakuman - Um mangá ótimo pra quem eh mangaká Icon_minitimeTer Nov 30, 2010 2:20 pm

pedro bakuman não tem nada a ver com bakugan
Baku é um termo em japonês que quer dizer explodir, gan que dizer esfera, juntando as duas forma a palavra Bakugan e assim, Bakugan significa Esfera Explosiva
bakuman literalmente sigifica homem anta, ou homem explosivo
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MensagemAssunto: Re: Bakuman - Um mangá ótimo pra quem eh mangaká   Bakuman - Um mangá ótimo pra quem eh mangaká Icon_minitimeTer Nov 30, 2010 3:47 pm

eskisito um mangá lando como ser um mangáka:?
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MensagemAssunto: Re: Bakuman - Um mangá ótimo pra quem eh mangaká   Bakuman - Um mangá ótimo pra quem eh mangaká Icon_minitimeTer Nov 30, 2010 4:18 pm

não é cm ser um mangaká
é mais mostrando as situações que ele é exposto e as soluções que ele encontra
para mim foi encorajador
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MensagemAssunto: Re: Bakuman - Um mangá ótimo pra quem eh mangaká   Bakuman - Um mangá ótimo pra quem eh mangaká Icon_minitimeTer Nov 30, 2010 5:35 pm

pedro..leia/assista antes de fala...
eu assisto o anime MUITO FODA \o\
e eu faço a mesma coisa q o nizuma, mas menos exagerado...
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MensagemAssunto: Re: Bakuman - Um mangá ótimo pra quem eh mangaká   Bakuman - Um mangá ótimo pra quem eh mangaká Icon_minitimeTer Nov 30, 2010 5:43 pm

cm alguem que assistiu alguns episdios do anime e ler o mangá eu o acho que o anime é bem melhor!
é que o mangá se torna maio entediante
eu sei que isso parece estranho pois são a mesma historia mas é cm eu vejo
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MensagemAssunto: Re: Bakuman - Um mangá ótimo pra quem eh mangaká   Bakuman - Um mangá ótimo pra quem eh mangaká Icon_minitimeTer Nov 30, 2010 5:54 pm

eu vi soh o manga ams depois irei ver o anime parece ser bem legal
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MensagemAssunto: Re: Bakuman - Um mangá ótimo pra quem eh mangaká   Bakuman - Um mangá ótimo pra quem eh mangaká Icon_minitimeTer Nov 30, 2010 5:56 pm

Eu parei no ultimo do mangá e no anime eu estou no primeiro^^
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MensagemAssunto: Re: Bakuman - Um mangá ótimo pra quem eh mangaká   Bakuman - Um mangá ótimo pra quem eh mangaká Icon_minitimeTer Nov 30, 2010 6:02 pm

o anime começou agora neh??
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MensagemAssunto: Re: Bakuman - Um mangá ótimo pra quem eh mangaká   Bakuman - Um mangá ótimo pra quem eh mangaká Icon_minitimeTer Nov 30, 2010 6:10 pm

É, A POUCO TEMPO
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MensagemAssunto: Re: Bakuman - Um mangá ótimo pra quem eh mangaká   Bakuman - Um mangá ótimo pra quem eh mangaká Icon_minitimeTer Nov 30, 2010 6:18 pm

Eu estou lendo, e achei bem interessante, vou aprender muito com bakuman.
Mas ai , me explica.
Bakuman é o manga que os dois tao criando?
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MensagemAssunto: Re: Bakuman - Um mangá ótimo pra quem eh mangaká   Bakuman - Um mangá ótimo pra quem eh mangaká Icon_minitimeTer Nov 30, 2010 6:20 pm

bakuman literalmente sigifica homem anta, ou homem explosivo
segundo o matsu
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MensagemAssunto: Re: Bakuman - Um mangá ótimo pra quem eh mangaká   Bakuman - Um mangá ótimo pra quem eh mangaká Icon_minitimeTer Nov 30, 2010 6:34 pm

Não...É o nome do mangá, depois tem que ver o significado direito...
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MensagemAssunto: Re: Bakuman - Um mangá ótimo pra quem eh mangaká   Bakuman - Um mangá ótimo pra quem eh mangaká Icon_minitimeTer Nov 30, 2010 6:41 pm

tem sites que tem até o epsodio 7
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MensagemAssunto: Re: Bakuman - Um mangá ótimo pra quem eh mangaká   Bakuman - Um mangá ótimo pra quem eh mangaká Icon_minitimeQua Dez 01, 2010 6:33 am

Bom,
Estive tentando xplicar por que não seremos mangakás com vários argumentos mas tem um principal que gostaria de colocar aki pra vcs, não com o propósito de jogar uma água fria na galera, mas simplesmente pq nunca pensaremos como eles devido a nosso tipo de cultura e o deles...

Postei aki pq se trata de um post sobre um mangá que fala de como fazer mangá, mas tbm para que tenham sempre em mente esse tipo de pensamento quando forem ler ou assistir o próximo capítulo de Bakuman.

Peço que leiam o artigo todo para não apinarem sem saber do que se trata.

Pensamento ocidental X oriental
fonte:http://thefreexpressionanquin.blogspot.com
"Como sabem, sou japonês, logo, não pertenço à esfera cultural cristã. Se me perguntarem se sou budista, tenho que responder um "?". O budismo nega o absoluto e fala de "Shikisokuzeku Kusokuzeshiki" ("Quando você acha que há algo, não há nada. Quando você acha que não há nada, há algo". – Em uma tradução livre) isto é, ensina a aceitar a incerteza, o fato de que tudo é incerto.(...)”
Hiroki Endo


Esse pensamento budista revela uma posição diferente da cultura ocidental quanto á definição de tudo e nada. O pensamento ocidental, em sua maioria influenciado pela tradição cristã, entende o nada como "ausência de algo". Nada mais coerente com um pensamento criacionista, onde Deus criou todas as coisas. Não temos um Deus que destrói, muito menos um Deus que constrói. Nosso Deus cria. Porque só se constrói usando-se de algo já existente(ou você já viu alguém fazer surgir na sua frente um macaco num estalar de dedos? Pra fazer um macaquinho, preciso de um macaco e de uma macaca...); enquanto o homem constrói, Deus pode criar do nada. Visto dessa forma vemos que há uma inclinação em valorizar o que existe, e não o que não existe, a "ausência". Como está escrito no gênesis: "e viu que era bom."

“Quando você acha que há algo, não há nada. Quando você acha que não há nada, há algo” – Esse princípio de incerteza é totalmente inverso ao pensamento relativista, onde tudo é relativo, pode ser ou não.
Bakuman - Um mangá ótimo pra quem eh mangaká 200510_hokusai_top200
Grande Onda de Kanagawa (1829), de Katshika Hokusai: Se virado de cabeça para baixo, é possível identificar uma outra onda no espaço negativo

A meditação nada mais é do que esvaziar sua mente de qualquer pensamento, uma maneira de se conectar com o universo atingindo o auge, onde está o Nirvana, a forma máxima de contemplação. O mantra é uma seqüência de palavras pronunciadas diversas vezes na meditação, até que qualquer significado que pudessem ter tido perde-se, como a brincadeira de ficar repetindo “porta” várias vezes, até que soe estranha a pronuncia, como se não houvesse mais sentido nelas.

Esse tipo de filosofia influenciou e muito a arte japonesa, resultando em um modo de ver a arte totalmente diferente do modo ocidental, utilizando o nada, ou simplesmente (não tão simples assim) o "vazio".

Falemos então de "vazio". No cinema, um personagem que aparece caminhando na rua durante uma cena pode aparecer sentado num bar na cena seguinte que nós não acharemos nada de estranho nisso. Repare:
1ª cena: homem caminhando pela rua da lapa;
Corte
2ª cena: homem bebendo no bar;
Corte
3ª cena: homem chegando em casa bêbado.


Antes de mais nada, talvez este exemplo não funcione caso você não conheça a rua da lapa, localizada no Centro do Rio de janeiro. De certa forma, caso não conheça, para que não nos detenhamos muito nesse assunto, basta que saiba que podemos associar a rua da lapa com bebida. Voltando ao exemplo, não é preciso que se mostre o homem caminhando e entrando no bar logo em seguida para que entendemos isso. Também não é preciso que se mostre que ele bebeu 5 ou 6 garrafas de bebida alcoólica para entender que ele chegou bêbado em casa. Nós supomos isso, concluímos a idéia. A esse fenômeno chama-se elipse ou conclusão e serve como meio de interação entre espectador e obra, fazendo com que o espectador participe na construção da história. Nos quadrinhos ocorre a mesma coisa, mas talvez de forma um pouco mais complexa.
Bakuman - Um mangá ótimo pra quem eh mangaká Sarjeta3
Exemplo de Sarjeta em Desvendando os quadrinhos de Scott Mccloud

O espaço entre dois quadros, a sarjeta, seria a elipse de uma história animada. A diferença é que a hq não dispõe da animação dos 24 quadros por segundo que a animação cinematográfica dispõe, criando a ilusão de movimento. Basicamente, a hq só necessita de 2 quadros para surtir o mesmo efeito. Ao vermos um filme no cinema ou na televisão constantemente realizamos o processo de conclusão, juntando os 24 quadros e criando "vida" em 1 segundo. A diferença é que esse ato não é totalmente voluntário, pois esse é o mínimo de quadros que nosso olho pode perceber. Mais que isso, o resultado é o movimento que ocorre devido a um fenômeno chamado persistência retiniana(os pioneiros na arte de animar objetos inanimados, a técnica stop motion, sacaram muito bem isso), no qual fundimos o quadro anterior com o que quadro seguinte, criando(concluindo) um terceiro entre eles obtendo animação integral. Mas não passa de ilusão.

A conclusão nos permite reduzir nossa história ao mais simples possível:
1ª cena: homem caminhando pela rua da lapa;
Corte
2ª cena: homem chegando em casa bêbado.


Não é preciso mostrar a cena do homem num bar. Concluímos que ele chegou bêbado porque o deve ter feito, já que chegou bêbado. Esse exemplo talvez seja óbvio demais, mas nem sempre é assim. Essa capacidade de conclusão nos faz ler imagens justapostas dando sentido a elas, criando um elo. É a nossa capacidade de fugir do limite dos quadros apesar de que ninguém ou nada nos diga para fazer isso. Imagine-se dois quadros justapostos: em um temos um olho aberto, no outro um fechado. Tendemos a criar mentalmente um terceiro quadro com um olho entreaberto, criando uma continuidade e concluímos que o olho se fechou. Concluímos que isso é um ato, uma ação. Mas e se não fosse? E se ao invés disso tivéssemos um duplo enquadramento de uma pessoa piscando, no qual o primeiro quadro identificasse o olho esquerdo e o segundo quadro o olho direito? Essa técnica de sugestão é amplamente usada nos quadrinhos, no qual este só exibe alguns fragmentos da cena, e o observador que se vire para criar a idéia. Se ainda não é convincente, Scott Mccloud usa-se de mais um exemplo:
1º quadro: Homem com machado erguido, vítima assustada;
2º quadro: Enquadramento de prédios, onomatopéia de um grito.


Entendemos que o homem desferiu o golpe em sua vítima e que esta teve seu grito ecoando por toda a cidade; entretanto, não há nenhum indício de que no segundo quadro quem está gritando seja a vítima do primeiro quadro, ou de que o grito seja de uma pessoa ou mera gravação, ou de o ambiente seja o mesmo, ou até se a golpeou e, se golpeou, em que parte do corpo lhe foi desferido o ataque com o machado. Tudo isso ocorreu na sarjeta, no espaço em branco entre os dois quadrinhos. E, na verdade, quem matou a vítima foi o leitor, da forma como achou mais sangrenta e assustadora; foi ele quem pegou o machado e escolheu onde golpear. E, apesar de parecer óbvio, esse tipo de leitura abre espaço para diversas interpretações, ninguém “verá” a morte da vítima do mesmo jeito. E que, a bem da verdade, esta só foi sugerida. Essa é uma das dinâmicas mais interessantes das hqs, de forma que o artista possa criar uma leitura interativa onde não há tempo. Na verdade tempo e espaço diminuem, ou até nem mesmo existam nos quadrinhos, estando apenas na mente de quem lê. Desse jeito, páginas podem ser folheadas compulsoriamente e em ritmo frenético. E é aí que se encontra o segredo de criar quadrinhos. Na sarjeta. Mccloud chama isso de ato de fé. Constantemente exercemos esse ato de fé ao ler hqs. Preferimos acreditar que a vítima foi atacada, que o olho se fechou ao exercer esse ato de fé.

Voltando ao relato de Hiroki Endo no início deste capítulo, vimos que, segundo a tradição budista:
“Quando você acha que há algo, não há nada. Quando você acha que não há nada, há algo”
Bakuman - Um mangá ótimo pra quem eh mangaká Dragonballz
Exemplo de parada de tempo no Mangá Dragon Ball Z #51: os quadrinhos podem ser sequenciais na linha do tempo ou fragmentos de um mesmo momento

Isto mostra uma postura de valorização da ausência, do vazio. Entendendo, ou pelo menos tentando entender esse princípio de incerteza, vemos que, nos quadrinhos, o vazio ou espaço em branco é tão importante quanto a presença das imagens. E isso muda toda a forma como os japoneses encaram os quadrinhos. Este tipo de representação do real nas páginas do mangá concorre para uma narrativa mais fiel á realidade. Fragmentos de uma única cena dispersos nos quadros fazem com que o leitor monte o cenário em sua cabeça, antes que a história se inicie. O uso desta técnica faz com que o tempo "pare" no fluxo da história, para que o leitor entre na história e olhe por cantos isolados, preenchendo os espaços que não lhe foram mostrados com a imaginação, construindo na mente um "lugar". Isso também é conclusão. Em contrapartida isso não ocorria nas hqs americanas porque de início os primeiros quadrinhos advinham de tiras de jornais, onde o espaço é pouco e o artista tinha que ser objetivo na mensagem, sem poder ficar “enrolando” ou "refinando" a narrativa. Já no japão, os mangás são publicados em periódicos de calhamaços de papel de jornal com mais de 500 páginas todas as semanas a preços “miseráveis”(alguns centavos, se fosse aqui no Brasil), e depois de lidos, jogados fora, reciclados e transformados novamente em papel para novas publicações de mangá. Depois são lançadas versões encadernadas das obras, os tanko-hon, que são compradas por colecionadores.

Tal estilo de narrativa contribui para uma maior imersão do leitor na obra, além do que, o mangá geralmente é em preto e branco, outro ponto positivo para imersão do leitor, que não precisa ficar vislumbrando cores exuberantes. Esta preocupação com a "ausência" contrabalanceando a "presença" advém de uma necessidade de fazer o leitor estar lá, e não chegar lá.

Nos mangás também é muito presente casos em que o “parar do tempo” é usado como recurso contemplativo, em momentos de tensão ou para “digestão” da mensagem pelo leitor, como uma pausa ou silêncio após meia hora de discurso.

Mas não é só esse tipo de narrativa que caracteriza o mangá como mangá e não como hq. Uma série de outros fatores o distinguem como quadrinhos específicos de uma cultura específica. Já foi dito aqui que o mangá é importante ferramenta de ensino escolar, além do que, ao contrário das hqs, o mangá dispõe de um publico leitor muito maior(só o Japão é pilhado de japoneizinhos), gozando de um retorno muito maior se em comparação com os comics. Tanto que há determinadas classes de leitura, voltadas cada qual para seu publico alvo e, em geral é mais natural cada publico se interessar pelo mangá de sua faixa etária correspondente, por exemplo. O tipo de mangá sararimen não atrairia uma criança de 12 à 14 anos pois este não abordaria assuntos do seu meio ou mundo interno, mas sim assuntos próprios do universo adulto(exclui-se aqui a palavra adulto relacionada a conteúdo pornográfico), mundo empresarial, divórcio, família, desemprego e etc. O mangá em muitos sentidos contribui para a imersão do leitor. E para isso, usa-se de signos do cotidiano próprios da realidade do publico a que se destina. Ambientes como colégios, metrôs, meio de trabalho, vestuário do personagem, modo de falar, assuntos discutidos... Tudo isso concorre para uma clara identificação com o leitor, de modo que ele se sinta dentro da história, mais familiarizado com a história. Em relação ás onomatopéias, os japoneses deram equilaventes escritos à quase tudo na natureza, até conceitos mais abstratos, desde o próprio silêncio ou ao clima emocional dos personagens ou história. Outra característica é que, assim como a vida, as histórias tem e um fim, ao contrário dos comics onde seus personagens nunca envelhecem, a não ser em edições especiais. Por esses motivos, o mangá é antes de tudo um reflexo da cultura japonesa, e atualmente, uma ferramenta de propagação dessa mesma cultura japonesa.
Atualmente, o que chamamos de fenômeno de aculturação vem ocorrendo no Brasil com a veiculação do mangá, de modo que é difícil de classificar um quadrinho criado em solo brasileiro com as características mais superficiais deste(olhos grandes, linhas de ação, as onomatopéias exageradas), como mangá, caindo para uma denominação de mangá brasileiro – o que talvez não seja uma classificação precisa, pois o mangá é antes de tudo cheio de signos do cotidiano do japonês. Verdadeiras comunidades de eventos ligados à Animes(como é chamado o mangá que se torna animação televisiva) e mangás ocorrem todos os anos e cada vez mais cresce o número de fãs que criam fanzines ou baseados em sua série favorita ou histórias originais próprias. É um mercado alternativo na produção de quadrinhos que cresce constantemente, ainda melhorando e se refinando, onde se podem encontrar idéias muito boas.

Combo Rangers de Fabio Yabu
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Holy Avenger arte de Érica Awano, história de Marcelo Cassaro
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Victory Contra-Ataca#1 arte de Eduardo Francisco, história de Marcelo Cassaro e Petra Leão
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Turma da Mônica Jovem #1
Bakuman - Um mangá ótimo pra quem eh mangaká Turmadamonica2

Exemplos desse quadro é o notável sucesso de quadrinhos como Holy Avenger(cumpriu uma tiragem mensal de 40 números), Victory, Combo Rangers, nos quais, dentre sua equipe atuante encontram-se descendentes de imigrantes japoneses como Érica Awano e Fábio Yabu. Mais recentemente, vemos o lançamento de Turma da Mônica Jovem como um forte indício da influência do mangá como estilo. A revista traz em sua capa a indicação “em estilo mangá” como recurso chamativo ao publico leitor desse material. As páginas da revista são todas em preto e branco e as cores foram substituídas pelas retículas. O traço de Maurício de Sousa sofreu uma leve adequação ao que pode se entender como um "estilo mangá", até o uso de certos signos de linguagem próprios do mangá evidenciam que este quer ser encarado como mangá. Mas muitas opiniões divergem neste ponto sobre o resultado final ser considerado mangá ou não, parecendo de início tratar-se do mesmo estilo, só que em preto-e-branco. Gostos e opiniões à parte, um ponto positivo é que a tentativa de migração de um estilo tão característico como o de Maurício para outro totalmente avesso gera o surgimento de algo originalmente brasileiro, onde há a tentativa de mudança, mas mantém-se as características principais. Constantemente, em determinadas histórias no universo do mangá, os personagens crescem acompanhando os leitores em suas vivências, havendo mudanças no perfil psicológico do personagem. Neste ponto o novo material de Maurício ganha ponto a favor: Cascão tomando banho?
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MensagemAssunto: Re: Bakuman - Um mangá ótimo pra quem eh mangaká   Bakuman - Um mangá ótimo pra quem eh mangaká Icon_minitimeQua Dez 01, 2010 8:25 am

flod!
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MensagemAssunto: Re: Bakuman - Um mangá ótimo pra quem eh mangaká   Bakuman - Um mangá ótimo pra quem eh mangaká Icon_minitimeQua Dez 01, 2010 9:27 am

Opa, aprendi bastante com isso.
è claro que continuarei lendo bakuman.
E tambem essa coisa de "sargeta" eu nao faço mto isso, vou passar a fazer mais.
Por exemplo, num manga que to criando para treinar o meu traço, eu fiz um cara na estaçao de trem indo para um trem, em um outro quadro, eu o fiz ja na porta do trem,a o inves de estar dentro do trem.
Mas agora usarei a sargeta.
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MensagemAssunto: Re: Bakuman - Um mangá ótimo pra quem eh mangaká   Bakuman - Um mangá ótimo pra quem eh mangaká Icon_minitimeQua Dez 01, 2010 3:55 pm

mega a meteria é bem legal
mas tem certesa que não postou no lugar errado?
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MensagemAssunto: Re: Bakuman - Um mangá ótimo pra quem eh mangaká   Bakuman - Um mangá ótimo pra quem eh mangaká Icon_minitimeQua Dez 01, 2010 5:05 pm

Na boa...
Se eu postasse num outro tópico até ficaria legal mas o que quis levantar aki foi o mangá como linguagem o que Bakuman está enfiando goela abaixo de vocês...
Nada contra o anime/mangá mas o propósito do fórum é exatamente discutir mangá e anime, mas diferente dos demais fan foruns que vemos por ai, este aqui destina-se aos aspirantes a mangajins.
Esse é o nosso espaço, e toda informação ou debate que pudermos fazer a partir dos temas em mangas/animes que pudermos fazer, nós devemos fazer aki!!

Achei muito relevante esse post pra galera não ficar fantasiando como seria ser um mangaka...se formos pensar há um abismo, não só cultural mas tbm educacional simplesmente pq não pensamos e nunca pensaremos como eles...simplesmente pq não nascemos no Japão...essa diferença é muito mais profunda do que qualquer um de nós possa achar...

Sendo assim, em termos de linguagem, por sermos ocidentais, podemos até simpatizar com este ou akele anime mas na hora de fazer o nosso, não será pelas regras deles, e sim pela nopssa cultura, nossos costumes e algo que fica muito difícil de concorrer com eles...a forma de pensar nas coisas (até mesmo as mais simples)

Só isso que eu queria dizer...desculpem eu ser cri-cri com isso, mas não gostaria que se baseassem num anime sobre desenhistas de mangá JAPONESES...mas que com o tempo criassem uma identidade própria, só pq somos ocidentais, pq somos brasileiros...
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MensagemAssunto: Re: Bakuman - Um mangá ótimo pra quem eh mangaká   Bakuman - Um mangá ótimo pra quem eh mangaká Icon_minitimeQua Dez 01, 2010 5:14 pm

acho ue vc está certo
até mesmo pq não me basaio muito em bakuman, apenas tiro certas lissões desse mundo
e até pq serve paar nos conhecermos o q é ser um mangaká no japão
afinal, cm vc mesmo diz, conhecer é fundamental
e bakuman contribuiu muito para mim preparar
pois se um japones enfrenta tudo aquilo para lançar um mangá imagina um brasileiro? o segredo de ser mangaká é a perseverança
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MensagemAssunto: Re: Bakuman - Um mangá ótimo pra quem eh mangaká   Bakuman - Um mangá ótimo pra quem eh mangaká Icon_minitimeQua Dez 01, 2010 5:43 pm

isso aí!!!
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MensagemAssunto: Re: Bakuman - Um mangá ótimo pra quem eh mangaká   Bakuman - Um mangá ótimo pra quem eh mangaká Icon_minitime

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