Mangá Face
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mangá Face

Tudo Sobre Anime e Mangá
 
InícioGaleriaProcurarÚltimas imagensRegistarEntrar
Yo!! Cadastre-se! Faça amigos! Melhore seus desenhos! Publique seu mangá! Não sei mais oq fala!! Mas venha para o lado preto e branco da força!!

 

 Dica - O Método- Kishotenketsu

Ir para baixo 
+3
SoNiNho
ÐєaƬђ_Fłaмє
Diego ¢hinatsu
7 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Diego ¢hinatsu

Diego ¢hinatsu


Mensagens : 199
Dinheiro : 228
Data de inscrição : 24/11/2010
Localização : Japão,pera..mentira =P
Emprego/lazer : Desenhar e escrever mangá
Humor : Engraçado e Otaku como sempre eu acho ._.
Alerta : Dica - O Método- Kishotenketsu Alerta

Dica - O Método- Kishotenketsu Empty
MensagemAssunto: Dica - O Método- Kishotenketsu   Dica - O Método- Kishotenketsu Icon_minitimeQua maio 18, 2011 3:31 pm

Só deixando bem claro que este é um método que muitos mangakás famosos usam e se vocês realmente captar a idéia,terá um outro pensamento do que é mangá.Agora eu não quero mais ser chamado como um fanzineiro nem que meu mangá seja um zine,na verdade eu nunca usei estes termos,eu quero mesmo ser chamado de mangaká pois agora que estou mesmo levando muito a sério o que digo e quero parar de brincar de fanzineiro,pois quero ter prática de como é fazer um mangá pra quando eu estiver pronto,partir para o meu sonho e nada de zine ou fanzine,estou criando um MANGÁ!!!
Talvez o método seja intendível de várias maneiras pra cada um,mas a base foi e sempre será esta,começo,meio e fim,por mais que seja infantil,essa é a base,vamo lá agora,só vou postar o método mas não irei deixar clara para ninguém,leia e releia,descubra!


kishotenketsu

O nome desse roteiro tem um significado em cada letra.
O tipo de roteiro é o kishotenketsu.
Ki=acordar
Sho=receber
Ten=rolar
Ketsu=amarrar o começo ou o fim da historia.

Como utilizar o kishotenketsu
Uma história se inicia acordando,recebe um volume,depois encaminhamos esse volume, em seguida amarramos as pontas.

Que tal deixar mais complexo e fácil de entender....
1º inicie a história, apresente os personagens, em seguida a relação, o ambiente onde vivem, e então acorde a história.

2º nessa etapa sua história recebe alguma coisa, alguma informação, situação que cria o volume necessário para sua história se tornar interessante.

3º com esse volume em mãos, você tenta tornar esse volume maior ou deferente.

4º E, então, amarra as pontas .

O diferença pode ser mínima com relação ao modelo, mas tudo se resume em filosofia dentro modelo do kishotenketsu.
Você percebeu que as etapas que correspondem as duas metades um significado peculiar? receber um volume e aumentá-lo?

A diferença esta justamente no sho e ten que podem ser aumentados ilimitadamente.
Você pode também pegar o sho em um volume e aumentar duas vezes seguidas, ou com dois tem, o que sua criatividade te levar a mente.

Para exemplificar, pegaremos dragonboll. A série e uma sucessão de sho e ten, você recebeu uma situação nova.
EX: quando raditz
Ele luta contra Goku e Piccolo. Goku vence. Entra o plot de vegeta, anunciando que ele vai cegar daqui a um determinado tempo á terra. E por ai segue. Essa sucessão de fatos é características kishotenketsu. Esse estilo de roteiro é ótimo para histórias como mangás com grandes sagas,enfim, esse tipo de roteiro e bom para fechar com um gancho de forma que não compromete o resto da história como um todo.

Outra coisa a resaltar e que o sho e ten não e necessariamente amarrados ao roteiro como um todo.
Mas um bom roteirista prefere dar significado as suas cenas. Mesmo que você não utilize dessa alternativa você pode também recorer ou sho e ten para dar um ar de vida a sua história.
A shonen jump costuma recomendar esse tipo de roteiro para os autores, pelo fato de serem mais práticos de serem trabalhados. E por isso também que os mangás da shonen jump costumam ter “sagas intermináveis”.

Em naruto, bleach e outras histórias da shonen jump, conseguimos ver claramente o quanto a shonen jump influencia nos roteiros. Inicialmente os autores utilizavam o johakyu que e mais como o começo meio e fim, mas com o sucesso os autores começam a utilizar o kishotenketsu para as grandes sagas.

Se você não aprender a utilizar a alternância entre sho e ten esqueça, pois o seu mangá estará fardado ao fracasso, pois um mangá com uma saga muito grande com um roteiro ruim acaba que cansando o leitor se você não souber auternar entre o sho e ten. Um bom exemplo de mangá que ficou assim é o monster e20seiki shonen, de urasawa naoki.
Urasawa é muito bom nas narrativas e sucessões de sho e ten, porem ele trata cada capítulo individualmente. como estruturas de johakyu, com variadas estruturas e pequenas histórias e um apelo, ou mesmo tempo que faz capitulo por capitulo valer apena a leitura, ao contrario de muitos animes que jogam um gancho para uns trechos menos inspirados de suas histórias.




Este é o tal método,só para terem uma idéia,o meu primeiro capítulo do relançamento eu usava simplesmente o Johakyu que seria dando um começo,meio e fim sem pensar muito no que vem no próximo capítulo,meu erro foi não criar primeiro os storyboard ,eu criava os names e já finalizava para ir pra próxima.
Depois que decifrei bem este método,digo agora que posso criar as histórias bem mais confiante em relação a antes,ou seja,tem tantos papéis guias aqui que fiz que nem imaginaria que eu escreveria e está mesmo me dando resultadoXD!
Só quero deixar bem claro que este é um método,mas a forma que você organiza é uma outra coisa,não quer dizer que meus métodos se resume a isto,seria somente uma parte do que aprendi,por isso tem coisas que eu não passo a ninguém por ser adquirida por experiência própria!Tem gente que já veio até mim dizendo que realmente também deu resultado,mas resultado de verdade!
Lembrem-se,é um método para roteiro e narração,que é umas das coisas mais importantes no mangá
fonte: http://trilosage.blogspot.com
Ir para o topo Ir para baixo
ÐєaƬђ_Fłaмє

ÐєaƬђ_Fłaмє


Mensagens : 157
Dinheiro : 361
Data de inscrição : 23/04/2011
Idade : 27
Localização : Rio de Janeiro
Emprego/lazer : Viciar em jogos xD
Humor : Pergunta pro Sasuke 8)
Alerta : Dica - O Método- Kishotenketsu Alerta2

Dica - O Método- Kishotenketsu Empty
MensagemAssunto: Re: Dica - O Método- Kishotenketsu   Dica - O Método- Kishotenketsu Icon_minitimeQua maio 18, 2011 6:10 pm

Tipo as novelas usam isso de dar um gancho para o próximo capitulo, normalmente eu sei usar isso, mais algumas historias forçam vc forçar um pouco a barra. Nas novelas vc espera o ano inteiro pra ver o q acontece com cada um ai no final e ridículo, eu faço a historia na cabeça sonho com ela escrevo em um papel, leio mil vezes, passo pro pc, assim q ela fica melhor, eu uso um pouco esse metodo eu acho xD
Ir para o topo Ir para baixo
SoNiNho

SoNiNho


Mensagens : 75
Dinheiro : 135
Data de inscrição : 01/05/2011
Idade : 27
Localização : Valinhos
Emprego/lazer : Ainda estudando e roterista
Humor : Meio estrovertido
Alerta : Dica - O Método- Kishotenketsu Alerta

Dica - O Método- Kishotenketsu Empty
MensagemAssunto: Re: Dica - O Método- Kishotenketsu   Dica - O Método- Kishotenketsu Icon_minitimeQua maio 18, 2011 6:17 pm

verdade oque o Death falou
Achei muito bom esse método:Kishotenketsu,vou usa-lo na minha história,vai ficar bom,espero XD

nada haver com o assunto mas eu quero a sua opinião:como ficou a minha assinatura?
Ir para o topo Ir para baixo
http://mattmcloud.webnode.com.br
ÐєaƬђ_Fłaмє

ÐєaƬђ_Fłaмє


Mensagens : 157
Dinheiro : 361
Data de inscrição : 23/04/2011
Idade : 27
Localização : Rio de Janeiro
Emprego/lazer : Viciar em jogos xD
Humor : Pergunta pro Sasuke 8)
Alerta : Dica - O Método- Kishotenketsu Alerta2

Dica - O Método- Kishotenketsu Empty
MensagemAssunto: Re: Dica - O Método- Kishotenketsu   Dica - O Método- Kishotenketsu Icon_minitimeQua maio 18, 2011 6:23 pm

Ta legal, ei eu vou fazer uma equipe de mangakás um pra ajudar o outro soninho vc pode entrar pra ajudar nos roteiros se vc quiser
Ir para o topo Ir para baixo
Diego ¢hinatsu

Diego ¢hinatsu


Mensagens : 199
Dinheiro : 228
Data de inscrição : 24/11/2010
Localização : Japão,pera..mentira =P
Emprego/lazer : Desenhar e escrever mangá
Humor : Engraçado e Otaku como sempre eu acho ._.
Alerta : Dica - O Método- Kishotenketsu Alerta

Dica - O Método- Kishotenketsu Empty
MensagemAssunto: Re: Dica - O Método- Kishotenketsu   Dica - O Método- Kishotenketsu Icon_minitimeQua maio 18, 2011 6:49 pm

lol '-',meu irmão tem um carro,babem panacas (não estou insultando ninguem)!Ficou legal ._.
Ir para o topo Ir para baixo
Canetinha

Canetinha


Mensagens : 129
Dinheiro : 259
Data de inscrição : 08/04/2011
Idade : 29
Localização : Traverse Town
Emprego/lazer : Internet/Desenhar Ao msmo tempo^^
Humor : *_*
Alerta : Dica - O Método- Kishotenketsu Alerta

Dica - O Método- Kishotenketsu Empty
MensagemAssunto: Re: Dica - O Método- Kishotenketsu   Dica - O Método- Kishotenketsu Icon_minitimeQua maio 18, 2011 7:52 pm

Eu não entendi mto bem esse metodo (e meu irmão não sabe explicar então nem pergunte :*) quer dizer q eu devo fazer todos os cap como tendo um tipo de ligação entre eles, e no fim, por um motivo, alguma coisa que force o leitor a qrer saber o proximo?
Ir para o topo Ir para baixo
http://canetinha000.blogspot.com/
Diego ¢hinatsu

Diego ¢hinatsu


Mensagens : 199
Dinheiro : 228
Data de inscrição : 24/11/2010
Localização : Japão,pera..mentira =P
Emprego/lazer : Desenhar e escrever mangá
Humor : Engraçado e Otaku como sempre eu acho ._.
Alerta : Dica - O Método- Kishotenketsu Alerta

Dica - O Método- Kishotenketsu Empty
MensagemAssunto: Re: Dica - O Método- Kishotenketsu   Dica - O Método- Kishotenketsu Icon_minitimeQua maio 18, 2011 8:04 pm

é tipo assim,no começo você deve tipo..Criar um mistério para que todos fiquem querendo saber.Tipo em Naruto,no começo fala que a 9 caudas foi selada no Naruto,isso deixou o publico ainda mais interessado na historia.
Ai você deve "receber" oque é importante para a historia,colocando tudo o que quiser no capitulo 1.
Depois você deve tentar deixar o mangá maior,enrolando,mas deixando o mangá ainda interessante.
E depois "amarra as pontas" dando um fim que dê continualidade ao 2º capitulo.
Ir para o topo Ir para baixo
Canetinha

Canetinha


Mensagens : 129
Dinheiro : 259
Data de inscrição : 08/04/2011
Idade : 29
Localização : Traverse Town
Emprego/lazer : Internet/Desenhar Ao msmo tempo^^
Humor : *_*
Alerta : Dica - O Método- Kishotenketsu Alerta

Dica - O Método- Kishotenketsu Empty
MensagemAssunto: Re: Dica - O Método- Kishotenketsu   Dica - O Método- Kishotenketsu Icon_minitimeQua maio 18, 2011 8:11 pm

Aew, axei um outro \Fã de Kingdom Hearts kkkk

Ahh, agora entendi, axo melhor recomeçar entãom, meu mangá não tá nem perto de ser interessante no Cap 1, na vdd começa a fik no 4, mais ai mta gente ja desistiu
Ir para o topo Ir para baixo
http://canetinha000.blogspot.com/
Diego ¢hinatsu

Diego ¢hinatsu


Mensagens : 199
Dinheiro : 228
Data de inscrição : 24/11/2010
Localização : Japão,pera..mentira =P
Emprego/lazer : Desenhar e escrever mangá
Humor : Engraçado e Otaku como sempre eu acho ._.
Alerta : Dica - O Método- Kishotenketsu Alerta

Dica - O Método- Kishotenketsu Empty
MensagemAssunto: Re: Dica - O Método- Kishotenketsu   Dica - O Método- Kishotenketsu Icon_minitimeQua maio 18, 2011 8:18 pm

'-',eu não sou fã de Kingdom Heart,so uso essa foto pq achei maneira Cool eu ia recomeçar meu roteiro tudo de novo tbm,mas percebi que estava interessante (pelo menos pra min) Razz
Ir para o topo Ir para baixo
Canetinha

Canetinha


Mensagens : 129
Dinheiro : 259
Data de inscrição : 08/04/2011
Idade : 29
Localização : Traverse Town
Emprego/lazer : Internet/Desenhar Ao msmo tempo^^
Humor : *_*
Alerta : Dica - O Método- Kishotenketsu Alerta

Dica - O Método- Kishotenketsu Empty
MensagemAssunto: Re: Dica - O Método- Kishotenketsu   Dica - O Método- Kishotenketsu Icon_minitimeQua maio 18, 2011 8:20 pm

é q eu deixei pra contar o climax no Cap 5, mais daí ia perder uma grande parte de leitores, mas axo q á pra mudar isso, vou tentar dexa no Cap 1 msmo
Ir para o topo Ir para baixo
http://canetinha000.blogspot.com/
ÐєaƬђ_Fłaмє

ÐєaƬђ_Fłaмє


Mensagens : 157
Dinheiro : 361
Data de inscrição : 23/04/2011
Idade : 27
Localização : Rio de Janeiro
Emprego/lazer : Viciar em jogos xD
Humor : Pergunta pro Sasuke 8)
Alerta : Dica - O Método- Kishotenketsu Alerta2

Dica - O Método- Kishotenketsu Empty
MensagemAssunto: Re: Dica - O Método- Kishotenketsu   Dica - O Método- Kishotenketsu Icon_minitimeQua maio 18, 2011 8:23 pm

Vcs tbm tem de usar o ganho de pagina ou em 5 em 5 paginas pra ficar bem legal
Ir para o topo Ir para baixo
Diego ¢hinatsu

Diego ¢hinatsu


Mensagens : 199
Dinheiro : 228
Data de inscrição : 24/11/2010
Localização : Japão,pera..mentira =P
Emprego/lazer : Desenhar e escrever mangá
Humor : Engraçado e Otaku como sempre eu acho ._.
Alerta : Dica - O Método- Kishotenketsu Alerta

Dica - O Método- Kishotenketsu Empty
MensagemAssunto: Re: Dica - O Método- Kishotenketsu   Dica - O Método- Kishotenketsu Icon_minitimeQua maio 18, 2011 8:24 pm

tipo,não precisa deixar TUDO no capitulo 1, se não também perde a graça.Você conta um pouco tipo,vou tomar Naruto como exemplo,no capitulo 1 ele descobre que era amaldiçoado e depois por causa de seus esforços ele ganha a bandana e vira ninja,isso ja foi o suficiente para deixar o povo intretido.
Ir para o topo Ir para baixo
Gaga Nara

Gaga Nara


Mensagens : 127
Dinheiro : 291
Data de inscrição : 24/02/2011
Idade : 27
Localização : Death City,EUA
Emprego/lazer : Estudante
Humor : saiu pra passear e volta logo!!!! brinkz XXXDDDD
Alerta : Dica - O Método- Kishotenketsu Alerta

Dica - O Método- Kishotenketsu Empty
MensagemAssunto: Re: Dica - O Método- Kishotenketsu   Dica - O Método- Kishotenketsu Icon_minitimeQua maio 18, 2011 8:30 pm

eu acho esse metodo muito eficiente(se usado direito)!!!!!
mas pra falar a verdade eu ñ sei se uso ele!!!talvez um pouco)
eu meio q faço a história q nen o nizuma do bakuman(eu escrevo querendo saber oq vai acontecer depois!!!!
(eu gosto de Kingdom Hearts,é um jogo muito legal!!!!)XDXDXDXD
Ir para o topo Ir para baixo
Canetinha

Canetinha


Mensagens : 129
Dinheiro : 259
Data de inscrição : 08/04/2011
Idade : 29
Localização : Traverse Town
Emprego/lazer : Internet/Desenhar Ao msmo tempo^^
Humor : *_*
Alerta : Dica - O Método- Kishotenketsu Alerta

Dica - O Método- Kishotenketsu Empty
MensagemAssunto: Re: Dica - O Método- Kishotenketsu   Dica - O Método- Kishotenketsu Icon_minitimeQua maio 18, 2011 8:32 pm

tbem gosto, é meio complicado, mais é bem lgl
vou tentar fazer uma parte da historia no começo, depois eu vou aprofundar mais, espero q funcione^^
Ir para o topo Ir para baixo
http://canetinha000.blogspot.com/
Uchiha Renisson

Uchiha Renisson


Mensagens : 46
Dinheiro : 79
Data de inscrição : 16/05/2011
Idade : 28
Localização : =Konoha=
Emprego/lazer : Vagabundo
Humor : xD
Alerta : Dica - O Método- Kishotenketsu Alerta

Dica - O Método- Kishotenketsu Empty
MensagemAssunto: Re: Dica - O Método- Kishotenketsu   Dica - O Método- Kishotenketsu Icon_minitimeSex maio 20, 2011 11:07 am

Vi sobre esse método no blog do meu amigo Dieh (autor de trilos)
Eu falei pra ele que pretendo usar esse método quando for fazer o ladrão de almas.

Ladrão de almas pra quem não sabe é um one-shot que quero fazer mas não tenho muito tempo, eu tenho q escolher entre ladrão de almas e o naruto ball, então eu vou deixar pra fazê-lo em julho, que é quando eu tenho as férias da escola..
Ir para o topo Ir para baixo
http://renisson.blogspot.com
ÐєaƬђ_Fłaмє

ÐєaƬђ_Fłaмє


Mensagens : 157
Dinheiro : 361
Data de inscrição : 23/04/2011
Idade : 27
Localização : Rio de Janeiro
Emprego/lazer : Viciar em jogos xD
Humor : Pergunta pro Sasuke 8)
Alerta : Dica - O Método- Kishotenketsu Alerta2

Dica - O Método- Kishotenketsu Empty
MensagemAssunto: Re: Dica - O Método- Kishotenketsu   Dica - O Método- Kishotenketsu Icon_minitimeSex maio 20, 2011 12:38 pm

Uchiha qual genero e o ladrão de almas?
Ir para o topo Ir para baixo
Uchiha Renisson

Uchiha Renisson


Mensagens : 46
Dinheiro : 79
Data de inscrição : 16/05/2011
Idade : 28
Localização : =Konoha=
Emprego/lazer : Vagabundo
Humor : xD
Alerta : Dica - O Método- Kishotenketsu Alerta

Dica - O Método- Kishotenketsu Empty
MensagemAssunto: Re: Dica - O Método- Kishotenketsu   Dica - O Método- Kishotenketsu Icon_minitimeSex maio 20, 2011 12:42 pm

Vai ser shonnen, vai misturar luta, com uma coisa meio sombria ..
E ele vai ter traços mais adultos, não vai ser chibi que nem o naruto ball..
Ir para o topo Ir para baixo
http://renisson.blogspot.com
ÐєaƬђ_Fłaмє

ÐєaƬђ_Fłaмє


Mensagens : 157
Dinheiro : 361
Data de inscrição : 23/04/2011
Idade : 27
Localização : Rio de Janeiro
Emprego/lazer : Viciar em jogos xD
Humor : Pergunta pro Sasuke 8)
Alerta : Dica - O Método- Kishotenketsu Alerta2

Dica - O Método- Kishotenketsu Empty
MensagemAssunto: Re: Dica - O Método- Kishotenketsu   Dica - O Método- Kishotenketsu Icon_minitimeSex maio 20, 2011 12:47 pm

Parece ser bem legal Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
Uchiha Renisson

Uchiha Renisson


Mensagens : 46
Dinheiro : 79
Data de inscrição : 16/05/2011
Idade : 28
Localização : =Konoha=
Emprego/lazer : Vagabundo
Humor : xD
Alerta : Dica - O Método- Kishotenketsu Alerta

Dica - O Método- Kishotenketsu Empty
MensagemAssunto: Re: Dica - O Método- Kishotenketsu   Dica - O Método- Kishotenketsu Icon_minitimeSex maio 20, 2011 12:49 pm

Thanks
Estou com muita vontade de fazer ele, mas por enquanto vou ficar fazendo só o Naruto Ball mesmo, e depois quando tiver mais tempo eu vou pensar um pouco mais na história do ladrão de almas e nos seus personagens..
Ir para o topo Ir para baixo
http://renisson.blogspot.com
Canetinha

Canetinha


Mensagens : 129
Dinheiro : 259
Data de inscrição : 08/04/2011
Idade : 29
Localização : Traverse Town
Emprego/lazer : Internet/Desenhar Ao msmo tempo^^
Humor : *_*
Alerta : Dica - O Método- Kishotenketsu Alerta

Dica - O Método- Kishotenketsu Empty
MensagemAssunto: Re: Dica - O Método- Kishotenketsu   Dica - O Método- Kishotenketsu Icon_minitimeSex maio 20, 2011 12:56 pm

parece sombrio, boa sorte, mas pra falar a vdd, não tenho mto medo de mangás e animes de terror, tem um certo geito de mostrar o terror sem fik com medo pq isso!?
Ir para o topo Ir para baixo
http://canetinha000.blogspot.com/
Uchiha Renisson

Uchiha Renisson


Mensagens : 46
Dinheiro : 79
Data de inscrição : 16/05/2011
Idade : 28
Localização : =Konoha=
Emprego/lazer : Vagabundo
Humor : xD
Alerta : Dica - O Método- Kishotenketsu Alerta

Dica - O Método- Kishotenketsu Empty
MensagemAssunto: Re: Dica - O Método- Kishotenketsu   Dica - O Método- Kishotenketsu Icon_minitimeSex maio 20, 2011 1:39 pm

Nem sei man..
Death note tambem é meio sombrio mas não e de meter medo ne...

Na verdade eu nao vi nenhum anime ou mangá que metesse medo.. não tenho medo nem de filme de terror.. ainda mais de anime sombrio.. fantasma
Ir para o topo Ir para baixo
http://renisson.blogspot.com
ÐєaƬђ_Fłaмє

ÐєaƬђ_Fłaмє


Mensagens : 157
Dinheiro : 361
Data de inscrição : 23/04/2011
Idade : 27
Localização : Rio de Janeiro
Emprego/lazer : Viciar em jogos xD
Humor : Pergunta pro Sasuke 8)
Alerta : Dica - O Método- Kishotenketsu Alerta2

Dica - O Método- Kishotenketsu Empty
MensagemAssunto: Re: Dica - O Método- Kishotenketsu   Dica - O Método- Kishotenketsu Icon_minitimeSex maio 20, 2011 1:47 pm

Tem akeles que são mais assassinatos XD do q terror mesmo
Ir para o topo Ir para baixo
Uchiha Renisson

Uchiha Renisson


Mensagens : 46
Dinheiro : 79
Data de inscrição : 16/05/2011
Idade : 28
Localização : =Konoha=
Emprego/lazer : Vagabundo
Humor : xD
Alerta : Dica - O Método- Kishotenketsu Alerta

Dica - O Método- Kishotenketsu Empty
MensagemAssunto: Re: Dica - O Método- Kishotenketsu   Dica - O Método- Kishotenketsu Icon_minitimeSex maio 20, 2011 1:49 pm

Vcs já viram Gantz??
É muito legal.. só nao curti muito o filme, mas o anime é foda
Ir para o topo Ir para baixo
http://renisson.blogspot.com
Srta.: Wolf
Tenente Wolf
Tenente Wolf
Srta.: Wolf


Mensagens : 648
Dinheiro : 916
Data de inscrição : 20/06/2010
Idade : 31
Localização : Abreu e Lima
Emprego/lazer : Estudante/ Mangaká
Humor : sorridente
Alerta : Dica - O Método- Kishotenketsu Alerta

Dica - O Método- Kishotenketsu Empty
MensagemAssunto: Re: Dica - O Método- Kishotenketsu   Dica - O Método- Kishotenketsu Icon_minitimeSex maio 20, 2011 5:15 pm

Ei Ei Ei, Galera cuidado com os assuntos fora de questão!! ^^
Ir para o topo Ir para baixo
http://sieglauben.blogspot.com/
ÐєaƬђ_Fłaмє

ÐєaƬђ_Fłaмє


Mensagens : 157
Dinheiro : 361
Data de inscrição : 23/04/2011
Idade : 27
Localização : Rio de Janeiro
Emprego/lazer : Viciar em jogos xD
Humor : Pergunta pro Sasuke 8)
Alerta : Dica - O Método- Kishotenketsu Alerta2

Dica - O Método- Kishotenketsu Empty
MensagemAssunto: Re: Dica - O Método- Kishotenketsu   Dica - O Método- Kishotenketsu Icon_minitimeSex maio 20, 2011 5:18 pm

Desculpa tenente eu acho q a 4 vez q acontece, desculpa mesmo embalo, o foru mta ficando bem legal, todos são bem legais então acontece nisso XD desculpa mesmo vergonha
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Dica - O Método- Kishotenketsu Empty
MensagemAssunto: Re: Dica - O Método- Kishotenketsu   Dica - O Método- Kishotenketsu Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Dica - O Método- Kishotenketsu
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Dica - Desenho para iniciantes ...

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mangá Face :: Area de Pesquisa e Informação :: Tutoriais, Dicas e Downloads-
Ir para: