|
| Começando do começo(Esboço) | |
| | Autor | Mensagem |
---|
Mega Silver
Mensagens : 850 Dinheiro : 963 Data de inscrição : 26/06/2010 Idade : 48 Localização : Duque de Caxias - Rio de Janeiro Alerta :
| Assunto: Começando do começo(Esboço) Sex Jul 02, 2010 4:58 pm | |
| Vamos falar um pouco de algo muito importante no processo de criação, que é trabalhar com "esboços e croquis", ou se preferirem, os famosos "rascunhos". Sempre que trabalhamos com criação não podemos nos esquecer dos rascunhos, que nada mais são do que um estudo preliminar para uma obra em geral. Eles são o pontapé inicial para que as idéias sejam apresentadas no papel, dando vida à criação. É comum ver desenhistas e pintores preparando seus desenhos com traços simples que, aos poucos, vão dando forma ao modelo final. Esse processo, além de facilitar na elaboração de idéias, poderá ser essencial para que o trabalho possa ser de fácil modificação e manuseio ou pela questão do desprendimento e flexibilidade que o autor obtém para suas adaptações. Os esboços podem ser feitos em poucos minutos, dispensando qualquer tipo de compromisso com o refinamento gráfico. Devem trazer idéias instantâneas e intenção geral para o trabalho como um todo. Os rascunhos nada mais são do que o delineamento (traços simples, primeiros traços ou linhas necessárias para a elevação dos planos e projeção de um corpo) do que se vai fazer. O esboço é a parte inicial de um desenho, sendo uma etapa fundamental para alocação de espaços, composições e afins. Aqui já entra o peso da imagem, precisamos fazer o possível para dár aos personagens ou figuras a idéia de que elas tem um espaço(o que chamamos de Peso) em relação à realidade. Não existem materiais específicos ou regras pré-estabelecidas para a elaboração de esboços, pode-se utilizar de qualquer tipo de ferramenta assim como diversos tipos de papéis. Seus traços se caracterizam pelos traços leves com texturas rápidas e gestos pouco elaborados. Em se tratando de lingüística, também encontramos o uso dos esboços para que assim as idéias possam fluir com flexibilidade. Mesmo sendo opositora das ilustrações, seu processo de criação também faz uso dessas mesmas ferramentas. Não tente finalizar um esboço que saiu errado. O ideal é guardar o que já fez e reiniciar tudo de novo até alcançar o resultado desejado e aí sim compor a arte-final. Aquele que vc fez certamente dará a idéia de progresso e muitas idéias geniais poderão ser resgatadas justamente nestas páginas que vc guardou!! Com o tempo a gente aprende a testar nos esboços todos os elementos que iremos utilizar nos desenhos finais. Teste tudo o que quiser, é somente um esboço!!!Isso dá mais liberdade quanto a um desenho Original DicaQuando não se tem muita noção de como desenhar, ou o que desenhar, geralmente o jovem artista copia desenhos de outros profissionais. Essa prática não seria uma boa opção, pois os desenhos já são simplificados e muitas vezes, foram baseados em imagens reais. Eis o ponto: a maior referência que se pode ter é o uso de imagens reais. Utilize então fotografias para que assim você possa colocar sua própria visão dos objetos, sem se esquecer dos esboços é claro, pois somente com eles você terá mais flexibilidade de modificação... São as boas idéias que, na verdade, possuem maior peso. | |
| | | Urahara
Mensagens : 2025 Dinheiro : 2171 Data de inscrição : 15/06/2010 Humor : sei lah...me dê as opçoes q eu lhe digo Alerta :
| Assunto: Re: Começando do começo(Esboço) Sex Jul 02, 2010 5:37 pm | |
| kra mto obm...otimo topico!!daond vc tiro esse invarnate??maior copia d bleach e ainda por cima eh mal feito xD | |
| | | Mega Silver
Mensagens : 850 Dinheiro : 963 Data de inscrição : 26/06/2010 Idade : 48 Localização : Duque de Caxias - Rio de Janeiro Alerta :
| Assunto: Re: Começando do começo(Esboço) Sex Jul 02, 2010 8:23 pm | |
| Esse mangá é americano e foi feito pelo filho do Gene Simmons do Kiss. Deu maior problema pq o cara copiava praticamente TUDO de Bleach!!! | |
| | | Creature n13 Tenente C13
Mensagens : 454 Dinheiro : 629 Data de inscrição : 17/06/2010 Idade : 31 Localização : RJ Emprego/lazer : Estudante/desenhar Alerta :
| Assunto: Re: Começando do começo(Esboço) Sex Jul 02, 2010 9:00 pm | |
| é tipco desses playboi q acham q podem fazer de tudo se tem dinheiro. muito bom esse topico, me ajudou muito. vc vai continuar a colocar tutoriais desses?; pq temos muita coisa a aprender ainda. | |
| | | Mega Silver
| Assunto: Re: Começando do começo(Esboço) Sex Jul 02, 2010 10:08 pm | |
| Creature, Eu pretendo sim continuar mas agora vamos saturar bastante esse assunto postando exemplos e idéias pra depois passarmos pra parte que mais gosto: Design de personagens!!! | |
| | | Urahara
Mensagens : 2025 Dinheiro : 2171 Data de inscrição : 15/06/2010 Humor : sei lah...me dê as opçoes q eu lhe digo Alerta :
| Assunto: Re: Começando do começo(Esboço) Dom Jul 04, 2010 4:59 pm | |
| - Mega Silver escreveu:
- Esse mangá é americano e foi feito pelo filho do Gene Simmons do Kiss.
Deu maior problema pq o cara copiava praticamente TUDO de Bleach!!! kra...ele merece um tapa,q burro ele copiou e ainda fikou maior feio...¬¬' | |
| | | Pontocomn
Mensagens : 1459 Dinheiro : 1659 Data de inscrição : 15/06/2010 Idade : 27 Localização : em algum lugar do meu studio u.u (meu quarto /o/) Emprego/lazer : Desenhar Humor : ルちゃんをあいしてるよ!とてもあいしてる Alerta :
| Assunto: Re: Começando do começo(Esboço) Dom Jul 04, 2010 5:30 pm | |
| o pior q até o texto é parecido! | |
| | | Urahara
| Assunto: Re: Começando do começo(Esboço) Ter Jul 06, 2010 1:32 pm | |
| eh vey,esse kra q fez o mangá eh mto ignorant!! | |
| | | Lu Tenente Lu
Mensagens : 186 Dinheiro : 233 Data de inscrição : 20/06/2010 Idade : 27 Localização : MG Humor : Se fizermos cócegas numa vaca, vai sair leite pelo nariz dela? Alerta :
| Assunto: Re: Começando do começo(Esboço) Ter Jul 06, 2010 2:45 pm | |
| nuooooossa... ficou totalmente FAIL. o cara tem que aprende o própio estilo com URGÊNCIA. | |
| | | Mega Silver
| Assunto: Re: Começando do começo(Esboço) Ter Jul 06, 2010 6:29 pm | |
| Bem, Pessoal, Todos entenderam que pra desenhar QUALQUER coisa devemos fazer um esboço...e que copiar o desenho dos outros pode ser interessante no começo mas..."o crime não compensa"? Na verdade nós todos temos nossas referências...mas como já diz o nome...Elas são REFERÊNCIAS não estilo de desenho!!!
Logo posto mais outras paradas de desenho aki!!! | |
| | | Pontocomn
Mensagens : 1459 Dinheiro : 1659 Data de inscrição : 15/06/2010 Idade : 27 Localização : em algum lugar do meu studio u.u (meu quarto /o/) Emprego/lazer : Desenhar Humor : ルちゃんをあいしてるよ!とてもあいしてる Alerta :
| Assunto: Re: Começando do começo(Esboço) Ter Jul 06, 2010 6:55 pm | |
| eu sempre faço esboço... copiar é bom pra APRENDER depois tem q achar seu prorio esilo! | |
| | | Lu Tenente Lu
Mensagens : 186 Dinheiro : 233 Data de inscrição : 20/06/2010 Idade : 27 Localização : MG Humor : Se fizermos cócegas numa vaca, vai sair leite pelo nariz dela? Alerta :
| Assunto: Re: Começando do começo(Esboço) Sex Jul 16, 2010 1:59 pm | |
| depende da copia, se for só por o papel por cima e copiar não se aprende nada. Como o Mega Silver me disse, temos que ENTENDER como eles desenham, senão, a cópia é inútil. | |
| | | Mega Silver
| Assunto: Re: Começando do começo(Esboço) Ter Jul 20, 2010 3:13 pm | |
| Com certeza, a Lú está totalmente correta...temos que aprender as regras testar os traçoes(qual se encaixa melhor no nosso e depois mandar ver!!! | |
| | | Mega Silver
| Assunto: Re: Começando do começo(Esboço) Qua Ago 04, 2010 7:25 pm | |
| Essa eu tirei desse site aki: http://visualmangah.blogspot.com/
Hoje iremos falar de algo muito importante para o desenvolvimento do traço artístico de alguém. Como todos sabem( se não sabem deveriam saber) que o traço de um desenhista é a sua identidade ; funciona como se fosse a sua impressão digital , é única, assim como a sua caligrafia. Para que possamos desenvolver o nosso traço é preciso treino e mais treino.Mas como faríamos isso? Geralmente a galera que começa desenhar, inicia o processo de aprendizado copiando desenhos. Até aí algo comum e aceitável. O grande problema é que quando copiamos um desenho, estamos também, indiretamente, copiando o traço de alguém. Por um lado é benéfico pois este traço copiado serve de base ou de referência para o nosso, porém não podemos nos tornar escravo dele. Para fazermos isso é necessário o seguinte: usar imagens reais para o nosso desenho. Ou seja podemos usar e abusar das fotografias. E hoje isso é uma barbada ! Na minha época era mais complicado e confesso: a Playboy me ajudou muito no meu desenvolvimento artístico ^_^ Eu usava a revista como referência para desenhar a “mulherada pelada” . A questão é que desta forma eu conseguia assimilar a anatomia, pois como o uso de roupas era inexistente ( coitadas , tão pobrezinhas ,nem roupas tinha para usar ^_~ ) tudo o que sobrava era inspiração para desenhar. Mas percebam, por mais que alguém possa dizer que minha intenção era outra ( e era mesmo huhuhuhuhuhu ^_^ ), o estudo do corpo feminino usando a revista me fez evoluir muito mesmo ! Bem ,mas aí eu cresci e criei barba na cara e cabelo no peito, e já não dava mais para apelar para revista de “mulé pelada” .Então comecei a usar a criatividade. Comecei a usar como referência imagens de folders de lojas de roupas e lingerie. Como eles fazem uso de muitas fotografias de mulheres, caiu como uma luva para os meus estudos, sem contar que eu não pagava nada por isso. Obviamente que livros de anatomia também ajudavam, mas cá entre nós, não era muito estimulante ^_^ Bem, mas falando sério, os folders das modelos usando lingerie começaram a dar mais resultados que as revistas Playboy. Por que ? Muito simples, como a minha intenção era dominar o anatomia ,a vestimenta das meninas , sutiã e calcinha , me davam a modelagem perfeita para o desenvolvimento do traço e assim era mais fácil de assimilar o desenho. Vocês podem até pensar que é brincadeira minha ,mas não é , ajuda muito mesmo! Façam o teste ! Nas imagens ilustrativas vou mostrar como funciona!
Bem, porém ,hoje com o recurso da internet, ficou bem mais fácil de se conseguir imagens fotográficas para qualquer desenho que se queira fazer,principalmente desenho de mulheres e etc. Bem, fuçando aqui e ali, encontrei uma página muito boa que geralmente tiro algumas imagens para treinar.Ela é muito boa porque conforme a menina que posta as fotografias, o site serve para isso mesmo, auxiliar as pessoas que desenham história em quadrinhos ou mangá. Aqui vai o link : http://senshistock.deviantart.com/ Usem e abusem também !
Bem pessoal, a intenção aqui e auxiliá-los a desenvolver o desenho de todos vocês. Só que para que isso aconteça, não adianta nada eu postar aqui as apostilas se vocês não se “puxarem” e estudar. Procurem treinar! Ler bons livros, visitar galerias de grandes desenhistas sempre ajuda a enriquecer o conhecimento. Não esqueçam : copiar ajuda muito, mas criar também é muito importante.Para criar, você tem que estudar, treinar,estudar,treinar,estudar e quando cansar, treinar e estudar. Ah, e isso serve para todos, meninas e meninos ! | |
| | | Nagareboshi
Mensagens : 37 Dinheiro : 35 Data de inscrição : 24/11/2010 Idade : 28 Emprego/lazer : rabiscar Alerta :
| Assunto: Re: Começando do começo(Esboço) Dom maio 08, 2011 3:41 pm | |
| E eu achava q era o unico q desenhava olhando a playboy '-' | |
| | | Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Começando do começo(Esboço) | |
| |
| | | | Começando do começo(Esboço) | |
|